[I] Os críticos de arte e comentadores da obra de Partenheimer, sejam eles europeus, chineses ou brasileiros, freqüentemente apontam para o caráter meditativo, aéreo, alegre, imaginativo, e até mesmo lírico de seus desenhos e pinturas, sem esquecer, obviamente, do enigmático equilíbrio que torna sua obra inconfundível, e do silêncio que parece habitá-la (que se pense nas séries do Diário Romano, de Carmen, de De Coloribus, de…
Simpósio Internacional Emoção Art.ficial 6.0 – Laymert Garcia dos Santos
Palestra “Tecno-Estética: Repensando as Relações entre Arte e Tecnologia”, com Laymert Garcia dos Santos. Apresentação de Fernando Oliva e Guilherme Kujawski.
Itaú Cultural 2012
Imagem na home: detalhe de imagem da série Individuação de André Favilla
Outros textos
A “virada cibernética” que, desde os anos 70 do século XX vem consagrando a centralidade crescente da informação (digital e/ou genética) em todos os setores da atividade humana, por reconfigurar o que entendemos por vida, trabalho e conhecimento, não parece ter, ainda, despertado os artistas para a radicalidade da mudança de perspectiva que comporta. Com efeito, quem freqüenta as exposições de arte contemporânea e procura comparar…
Gostaria de começar agradecendo aos organizadores da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo o convite para participar de um Diálogo Transversal com a peça de Romeo Castellucci, “Sobre o conceito de rosto no Filho de Deus”. De saída, devo precisar que entendo a transversalidade do movimento que executo como a recusa do lugar do crítico, e a assunção do papel de um espectador sem rosto.…
Amedeo Luciano Lorenzato é um artista singular, no panorama das artes plásticas brasileiras. Praticamente desconhecido fora de Minas Gerais, região onde nasceu e criou sua vasta obra, é porém, um dos nossos melhores pintores do século XX, cuja envergadura deve e precisa ser avaliada, e reconhecida. Lorenzato é pura pintura – assim o define, com razão, Maria Angélica Melendi, no livro que lhe foi dedicado, publicado em 2011.
Os desenhos yanomami são, literalmente, extraordinários. Por critérios estéticos, mas também, e principalmente, por seu caráter intrigante e misterioso, quando paramos para cogitar a sua fatura e quem são seus criadores. As duas séries de imagens que o leitor-espectador pode apreciar nas páginas precedentes e subsequentes constituem uma pequena amostragem proveniente das coleções de Carlo Zacquini e de Claudia Andujar, dois incansáveis defensores do povo e…